Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008

Obesidade - A doença do século!

 

            A obesidade é considerada, por muitos especialistas na matéria, como a pandemia do séc. XXI. Sendo que o número pessoas com excesso de peso já ultrapassa o bilhão em todo o mundo, mais até que o número de sub-nutridos, que ronda os 800 milhões. 

            O número de obesos em todo o Mundo rondará os 300 milhões, mais do que a desnutrição. A situação é dramática e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para este flagelo silencioso que mata anualmente mais gente do que as guerras e catástrofes dos últimos tempos.

            Nauru, ilha do Pacífico apresenta os maiores problemas de obesidade (80% de sua população sofre de obesidade, sendo que o país onde há mais subnutrição é a Somália, onde 75,02% da população passa fome). Países como Barbados, EUA, Brasil também sofrem de sérios problemas com uma população acima do peso.

Em Portugal a situação é bastante preocupante visto que mais de metade dos portugueses sofre de excesso de peso ou obesidade (cerca de 52,4%), sendo a taxa mais elevada na Europa.

Num estudo efectuado recentemente á população portuguesa, concluiu-se que por cada 8 adultos um sofre de obesidade, e, nas crianças, em cada duas uma tem excesso de peso numa obesidade precoce que começa cada vez mais cedo.

            A má alimentação aliada á falta de prática de exercício físico, contribuem para agravar o flagelo da Obesidade em Portugal e em todo o Mundo. Apesar dos alertas para a situação descontrolada, pouco ou nada resulta para diminuir a incidência da doença que entre outras acarreta problemas graves de saúde como: doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, etc. , bem como a diminuição da qualidade de vida.

            Ainda assim não chega para reverter a situação, sendo cada vez mais difícil vencer o “gigante” da fast-food que reina no Mundo de hoje, tão sedento de tempo para tudo menos para o que é realmente importante.

 

         O que é a obesidade?

 

A obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir níveis capazes de afectar a saúde. Consequência maioritariamente do excesso de ingestão de gordura proveniente dos alimentos.

Resulta essencialmente do desequilíbrio energético entre a ingestão energética e o gasto energético.

É uma doença crónica multifactorial, epidémica e que requer tratamento médico, muito dispendioso.

tags:

publicado por simply_misses às 11:21
link do post | comentar | favorito

.Este blog foi idealizado no âmbito do projecto "Doenças do séc. XXI", que estamos a desenvolver na área curricular Área de Projecto do 12º ano, da Escola Secundária de Fafe. Agradecemos desde já a colaboração de todos que tornaram este trabalho realidade.

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28


.posts recentes

. Curas Alternativas

. ...

. Entrevista com a nutricio...

. Hipocolesterolémia

. Hipercolesterolémia

. Controle do Colesterol

. Controle dos Colesterol

. A que se deve o aumento d...

. Função do colesterol

. Colesterol

. Palestra com o Ortopedist...

. Apresentação do Filme "Aw...

. Stress

. Causas

. Os sintomas físicos

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
SAPO Blogs

.subscrever feeds