Sábado, 1 de Março de 2008

Tratamento

            O tratamento inicia-se com a identificação e quantificação do problema e proposta terapêutica.
            Mudar os hábitos alimentares e de estilo de vida é um começo aconselhável. Praticar uma dieta saudável, seguida de perto por um nutricionista e manter uma actividade física regular e moderada. É também aconselhado o tratamento psicológico e o tratamento através de fármacos, indicados por um especialista.
            De qualquer maneira ficam aqui alguns conselhos de como manter uma dieta equilibrada, sem excessos, que deve ser praticada não só por pessoas com problemas com o seu peso, mas para toda a gente. Pois não nos devemos esquecer que tudo o que fazemos hoje se reflectirá no futuro, podemos comer de tudo, desde que saibamos como fazê-lo.
 
           . Faça um mínimo de três refeições por dia, sendo uma delas o pequeno-almoço
 
           . Inclua frutas e /ou vegetais em todas a refeições
 
           . Inclua cereais, especialmente cereais integrais (pão de mistura) e produtos lácteos na sua alimentação diária (leite meio gordo, queijo fresco, iogurtes).
 
            . Prefira as carnes magras e o peixe
 
            . Utilize pouco sal na comida
 
            . Use gorduras insaturadas (azeite, óleos de milho, girassol ou soja, margarinas líquidas).
 
           . Evite os doces, os refrescos (quase sempre contém muito açúcar), as comidas muito calóricas e a comida rápida.
 
            . Evite fritar ou utilizar molhos. Utilize a cozedura, os grelhados e os assados
 
            . Evite as bebidas alcoólicas. Não beba mais do que dois copos de vinho ou de cerveja, se é homem, metade, se é mulher
 
            . Beba seis a oito copos de água por dia


 

 

            As cirurgias de redução do estômago são uma resposta eficaz para a perda de peso nos casos de obesidade mórbida.

            A cirurgia bariátrica é o tratamento cirúrgico para a obesidade mórbida, e é aconselhado quando o índice de massa corporal (IMC) se encontra acima de 40, ou de 35, no caso de haver doenças passíveis de melhorar com a perda de peso. A endoscopia bariátrica, com a colocação do balão intra gátrico, para pessoas entre 35 e 40 de IMC.

            Nos casos mais graves, na cirurgia de redução de estômago, existem várias opções, entre as quais: a colocação da banda gástrica, sleeve ou tubo gástrico, e bypass gástrico.

 

O que é um balão intra gástrico

 

           Não se trata de uma cirurgia. Consiste em deixar uma "bola de andebol", feita de silicone, dentro do estômago. É um processo endoscópico, em que o doente faz a colocação no dia e não precisa de ficar internado. O balão é introduzido por endoscopia, através de um tubo que vai da boca do estômago. Já no seu interior, é cheio com soro. Tem uma duração de seis meses, findos os quais é retirado, também por endoscopia. A perda de peso resulta de dois mecanismos: a ocupação de espaço dentro do estômago (cabe menos comida) e a pressão que faz sobre a mucosa e a parede do estômago que desencadeia estímulos de saciedade, pelo que a apetência para comer é baixa.

 

O que é a banda gástrica?

 

           É como se fosse um anel no dedo, só que á volta do estômago neste caso. A técnica da banda gástrica ajustável consiste na colocação de um pequeno anel em redor da porção superior do estômago, a cerca de dois centímetros do esófago. Este anel divide o estômago em dois compartimentos: um pequeno que fica acima da banda e irá armazenar pouca quantidade de alimento que, quando cheio, causa sensação de saciedade; e um segundo compartimento maior, que é o resto do estômago normal abaizo da banda, e que continuará a participar do processo digestivo normal, recebendo e enviando o alimento para o duodeno.

          A banda é uma "ferramenta" que o doente precisa para toda a vida. Se a retirarmos, o estômago vai voltar ao que era no início. É uma operação simples, do ponto de vista cirurgico que demora cerca de 40 minutos.

          A operação é efectuada por laparoscopia que é uma técnica que permite fazer a cirurgia sem ser de "barriga aberta".

 

O que é o bypass gástrico?

 

            No bypass gástrico recorta um pouco do estômago do restante. Consegue-se assim um estômago pequeno. Existe menos ingestão calórica porque se come menos. Consiste num corte numa pequena porção do estômago, a mais alta, onde se cria uma pequena bolsa que é ligada directamente ao intestino delgado. Ou seja, é feita uma passagem directa dos alimentos para o meio do intestino. Desta forma, passa-se a comer menos quantidade como acontece com a banda, mas também absorve menos 30%, logo há um melhor resultado e uma maior perda de peso.

            Trata-se de uma operação que demora de hora e meia a duas horas, com três dias de internamento, efectuada também por laparoscopia, com um período de convalescença de cerca de duas semanas.

 

O que é o sleeve ou tubo gástrico?

 

           O sleeve ou tubo gástrico é uma operação que "fica a meio caminho" entre a banda gástrica e o bypass gástrico. Efectuada também por laparoscopia, demora cerca de uma hora, precisa de 48 horas de internamento e de uma a duas semanas de convalescença. Consiste numa gastrectomia, ou seja, num corte de estômago, mas neste caso vertical, de maneira que o estômago fica transformado num tubo gástrico. É assim retirado uma parte do estômago. O doente terá um estômago substancialmente menor e uma consequente redução de peso, porque ingere menos comida. reduzem-se os níveis de grelina, que é a hormona responsável pelo apetite.

 

tags:

publicado por simply_misses às 16:16
link do post | comentar | favorito

.Este blog foi idealizado no âmbito do projecto "Doenças do séc. XXI", que estamos a desenvolver na área curricular Área de Projecto do 12º ano, da Escola Secundária de Fafe. Agradecemos desde já a colaboração de todos que tornaram este trabalho realidade.

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28


.posts recentes

. Curas Alternativas

. ...

. Entrevista com a nutricio...

. Hipocolesterolémia

. Hipercolesterolémia

. Controle do Colesterol

. Controle dos Colesterol

. A que se deve o aumento d...

. Função do colesterol

. Colesterol

. Palestra com o Ortopedist...

. Apresentação do Filme "Aw...

. Stress

. Causas

. Os sintomas físicos

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
SAPO Blogs

.subscrever feeds