Sexta-feira, 28 de Março de 2008

Classificação das artrites idiopáticas juvenis

         Há diferentes classificações, em função das características clínicas e laboratoriais detectadas nos seis primeiros meses de evolução da doença.
 
ØArtrite sistémica: artrite acompanhada ou precedida de febre diária com picos quotidianos de 39ºC, no mínimo durante três dias, acompanhada por um ou mais dos seguintes sinais:
-Exantema eritematoso, fugaz, não fixo;
-Adenomegalias generalizadas;
-Hepato ou esplenomegalia (aumento de volume do baço);
-Serosite (inflamação da membrana serosa).
 
ØOligoartrite: artrite que afecta uma a quatro articulações nos primeiros seis meses da doença. A oligoartrite persistente afecta não mais de quatro articulações em todo o curso da doença. A oligoartrite alargada afecta um total cumulativo de cinco ou mais articulações após os primeiros seis meses da doença.
 
ØPoliartrite com factores reumatóides negativos: artrite que afecta cinco ou mais articulações durante os primeiros seis meses de doença, com factores reumatóides IgM (é um anticorpo que indica uma infecção a decorrer) persistentes negativos.
ØPoliartrite com factores reumatóides positivos: artrite que afecta cinco ou mais articulações durante os primeiros seis meses de doença, com factores reumatóides IgM persistentemente positivos.
 
ØArtrite psoriática: artrite associada à psoríase (doença cutânea caracterizada por descamação epidérmica provocada pela inflamação crónica da derme) ou artrite associada a pelo menos dois dos seguintes sinais:
-Dactilite, com tumefacção de um ou mais dedos, geralmente de distribuição assimétrica, que se estende para além da margem articular;
-Ponteado ungueal ou onicólise (desprendimento das unhas);
- História familiar de psoríase em familiar de primeiro grau.
 
·        Artrite relacionada com entesite: artrite e entesite com dor à palpação na inserção de tendão, ligamento, cápsula articular ou fáscia no osso; ou artrite e entesite com, pelo menos, dois dos seguintes factores:
-Dor à palpação da(s) sacroilíaca(s) e/ou espondilalgia inflamatória;
-Presença de HLA-B27;
-História de doença associada ao HLA-B27, como espondilartrite anquilosante, sacroileíte associada com doença inflamatória do intestino ou uveíte anterior aguda, em familiar de primeiro ou segundo grau;
-Uveíte anterior aguda;
-Sexo masculino;
-Idade superior a 8 anos quando do início as sintomatologia do
alarme.
 
·             Outras artrites: artrites com causa desconhecida, com duração igual ou superior a seis semanas e que não são classificáveis em nenhuma das anteriores ou que podem ser classificáveis em mais de uma das categorias anteriores.
 

publicado por simply_misses às 13:40
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Luis a 29 de Agosto de 2008 às 15:33
Bom dia, tenho filho com 14 anos e sofre de uma doença nos calcanhares, ja corri imensos medicos e nenhum me da respostas e principalmente nao conseguem retirar as dores do meu filho. Gostava de saber se têm mais informação sobre HLA-B27 e a doença espondilite anquilosante.
Aguardo respostas muito obrigado pela atenção.


De simply_misses a 20 de Fevereiro de 2009 às 22:50
Neste momento estou a processar o seu pedido e farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar... peço desculpa pela demora mas o blog ficou em stand by assim que o ano lectivo terminou e ficou decidido não continuar já que era um projecto de escola... Mas iremos responder aos comentários e faremos o nosso melhor... Muito obrigada por lerem o nosso blog...


De estefania a 20 de Agosto de 2010 às 17:36
meu nome é ESTEFANIA sou portadora de ARTRITE REUMATOIDE JUVENIU já faz 8 ano que sofro disso, mais digo para todos do blog q vivo uma vida normal tenho 18 anos sou nova e nem por isso deixo de viver com pessoas saudaves, para mim isso que que tenho é ruim mais aprendi a conviver com ela pois faso tratamento no hospital e dizen q eu não pareço ter, no começo foi muito dificio não andava não me locomovia direito, mais dei a vouta por cima hoje estou deixando um depoimento para dizer atrite não mata ninguen e só vc querer deixala para traz!!!


Comentar post

.Este blog foi idealizado no âmbito do projecto "Doenças do séc. XXI", que estamos a desenvolver na área curricular Área de Projecto do 12º ano, da Escola Secundária de Fafe. Agradecemos desde já a colaboração de todos que tornaram este trabalho realidade.

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28


.posts recentes

. Curas Alternativas

. ...

. Entrevista com a nutricio...

. Hipocolesterolémia

. Hipercolesterolémia

. Controle do Colesterol

. Controle dos Colesterol

. A que se deve o aumento d...

. Função do colesterol

. Colesterol

. Palestra com o Ortopedist...

. Apresentação do Filme "Aw...

. Stress

. Causas

. Os sintomas físicos

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
SAPO Blogs

.subscrever feeds