Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

Alimentação para prevenir doenças?

               Encontrei este artigo super interessante e que servira de introdução para o nosso trabalho. Como uma forma de mostrar que a boa alimentação é a base de tudo, para o bom funcionamento do nosso corpo....

 

 

Fruta e hortícolas: estratégias da OMS
80% das doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 podem ser prevenidas, assim como 40% dos cancros…
 
De acordo com dados apresentados, em 2005, pela Dr.ª Vanessa Candeias, nutricionista na OMS – Genebra, cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo morreram devido a doenças crónicas, 80% das quais ocorreram em países com médio e baixo rendimento.
Porém, 80% das doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 podem ser prevenidas, assim como 40% dos cancros.
A hipertensão, os elevados níveis de colesterol, o excesso de peso, o sedentarismo, o elevado consumo de sal, o elevado consumo de gordura saturada e de ácidos gordos e o baixo consumo de fruta e vegetais são apontados, no Relatório Mundial da Saúde de 2002, como os principais factores de risco para as doenças crónicas.
 
«O consumo reduzido de fruta e vegetais causa, a nível global, cerca de 31% das doenças isquémicas cardíacas e 11% dos enfartes.»
 
«Mas, aproximadamente 2,7 milhões de vidas poderiam ser salvas globalmente todos os anos se se aumentasse o consumo destes alimentos», referiu Vanessa Candeias, frisando que, «apesar da OMS recomendar, como objectivo para a população em geral, a ingestão diária de 400 gramas de fruta e hortícolas, verifica-se um consumo global significativamente inferior ao recomendado».
 
Razão que motivou aquela Organização a trabalhar em conjunto com a FAO (United Nations Food and Agriculture Organization) para desenvolver a Iniciativa OMS/FAO de Promoção de Fruta e Hortícolas.
Esta acção insere-se no âmbito da Estratégia Global de Alimentação, Actividade Física e Saúde da OMS (EGAAF), que foi aprovada durante a Assembleia Mundial da Saúde, em Maio de 2004. A EGAAF pretende contribuir para a prevenção das doenças crónicas através da promoção de hábitos alimentares saudáveis e de actividade física regular.
 
«A iniciativa OMS/FAO para a promoção de fruta e legumes tem dois grandes objectivos», mencionou aquela nutricionista, continuando:
«Por um lado, visa promover a produção e consumo destes alimentos para prevenir as doenças crónicas e carências nutricionais. Por outro, pretende avançar e reforçar a evidência científica na área da produção, distribuição e promoção sustentada do consumo de fruta e hortícolas e dos seus benefícios para a saúde.»
 
«Colaborando com a FAO, para a promoção da fruta e hortícolas, a OMS fortalece a ligação entre a saúde e o sector agrícola – estimulando parcerias semelhantes ao nível nacional, que são fundamentais para que as iniciativas nacionais de promoção de fruta e hortícolas sejam eficazmente implementadas», acrescentou a mesma especialista.
Outras acções levadas a cabo pela OMS integradas no âmbito desta iniciativa, incluem o desenvolvimento e publicação do «Guia de Orientação OMS/FAO para a Promoção de Fruta e Hortícolas ao Nível Nacional», a organização de workshops para a discussão da implementação deste guia em vários países (em Portugal decorreu em Setembro de 2005), a realização de estudos, e entre outras, a colaboração com a Aliança Internacional para os Frutos e Vegetais (IFAVA), incluindo a participação nos congressos internacionais «5 a day» (2003-2006).
 
«Portugal é dos poucos países europeus onde ainda não foi lançada uma campanha nacional para a promoção do consumo de fruta e hortícolas» informou Vanessa Candeias, sublinhando que «talvez seja implementada brevemente, como resultado do trabalho realizado durante o workshop de Lisboa para a promoção de hortofrutícolas nos países de expressão portuguesa».
 
 
http://saude.sapo.pt/artigos/?id=755145
 
 

publicado por simply_misses às 19:43
link do post | comentar | favorito

.Este blog foi idealizado no âmbito do projecto "Doenças do séc. XXI", que estamos a desenvolver na área curricular Área de Projecto do 12º ano, da Escola Secundária de Fafe. Agradecemos desde já a colaboração de todos que tornaram este trabalho realidade.

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28


.posts recentes

. Curas Alternativas

. ...

. Entrevista com a nutricio...

. Hipocolesterolémia

. Hipercolesterolémia

. Controle do Colesterol

. Controle dos Colesterol

. A que se deve o aumento d...

. Função do colesterol

. Colesterol

. Palestra com o Ortopedist...

. Apresentação do Filme "Aw...

. Stress

. Causas

. Os sintomas físicos

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

.IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

.Contador de visitas

Free Blog CounterInFocus

.Formulário

Name:
Qual a temática do teu blog? Saúde
Sociedade
Bem-Estar
Outros
Nome do blog
Email Address:

free forms

.C.BOX


SAPO Blogs

.subscrever feeds