Terça-feira, 27 de Maio de 2008

Controle dos Colesterol

 

Alteração da dieta alimentar e no estilo de vida poderá ser o suficiente para atingir o nível de colesterol desejado. Noutros casos, poderá ser aconselhado pelo médico o auxílio de medicação.
            No entanto mesmo após conseguir atingir o objectivo de reduzir o colesterol deve continuar a seguir as recomendações do seu médico a fim de manter um nível de colesterol saudável. Pois é provável que o nível de colesterol tenha tendência para subir se não for mantido sob controlo.
 
 
Alimentação
 
            A mudança de hábitos alimentares poderá ser o ponto de partida para o tratamento do excesso de colesterol. Reduza as quantidades de gordura, especialmente gorduras saturadas (a manteiga, o leite gordo, os gelados e algumas carnes). Escolha produtos vegetais, tais como legumes de folhas verdes e frutas, assim como os cereais, são os alimentos ricos em fibras e que não contêm colesterol. Opte por produtos lácteos com baixo teor de gordura ou magros.
Deve sempre, no entanto, consultar um nutricionista que poderá delinear um plano de dieta mais correcto, tendo em conta o seu perfil. O excesso de peso pode afectar os níveis de colesterol, por isso peça ao seu médico que lhe informe do seu peso ideal.
O consumo de álcool pode afectar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Converse com o seu médico para saber quais as quantidades que lhe são permitidas.
 
 
 
Exercício Físico
 
            A prática de exercício físico é benéfica em muitos sentidos. Especificamente no caso do colesterol, pratique natação, caminhe, ande de bicicleta, pratique ténis. Tudo contribui para o aumento do nível do HDL- colesterol, diminui o nível de triglicerídeos e poderá baixar o nível de LDL-colesterol. Um esquema de treino regular poderá ajudar também a perde peso e a eliminar gorduras do nosso organismo. Deverá consultar o seu médico antes de iniciar algum programa de treino.
 

Medicação
 
            Se alterou os seus hábitos alimentares, os seus hábitos de vida, deixou de fumar e, mesmo assim, não obteve resultados favoráveis no que respeita aos níveis de colesterol e triglicerídeos, então o seu médico poderá sugerir-lhe uma medicação destinada a regular os valores. Mas antes terá que realizar um diagnóstico tendo em conta os diversos factores de risco, susceptíveis de serem controláveis (alimentação, exercício, hábitos tabagisticos), a sua idade, o seu estado de saúde actual e efeitos secundários do medicamento.
 
 
 

publicado por simply_misses às 10:30
link do post | comentar | favorito

.Este blog foi idealizado no âmbito do projecto "Doenças do séc. XXI", que estamos a desenvolver na área curricular Área de Projecto do 12º ano, da Escola Secundária de Fafe. Agradecemos desde já a colaboração de todos que tornaram este trabalho realidade.

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28


.posts recentes

. Curas Alternativas

. ...

. Entrevista com a nutricio...

. Hipocolesterolémia

. Hipercolesterolémia

. Controle do Colesterol

. Controle dos Colesterol

. A que se deve o aumento d...

. Função do colesterol

. Colesterol

. Palestra com o Ortopedist...

. Apresentação do Filme "Aw...

. Stress

. Causas

. Os sintomas físicos

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds